
Bullying: um termo de origem inglesa utilizado para descrever atos de violencia física ou psicologica intensionais e repetidos.
A palavra "bully" significa valentão, e é esse o autor das agressões á estudantes das escolas atuais. Nesse exato minuto, milhares de estudantes estão sendo violentados por outros estudantes.
O que me levou a escrever sobre isso?
Bom, pra começo de conversa, eu estudo numa escola em Belo Horizonte em que na maioria só tem riquinhos. Sim, esses mesmos: os "pitboys" "patricinhas" "boysinhos" "filinhos-de-papai" e tudo mais.
Essa nata da sociedade só sussega o faxo quando coloca o outro pra baixo, no chão.
Não adianta voce tentar se enturmar numa escola que nem a minha, se voce nao tiver bala na agulha. Sem dinheiro não dá mesmo.
Agora, se você for entrar la com um belo tenis da Adidas, uma blusa da Oakley, um iPod na mão e um boné daVon Dutch ou sei la como se chama, pode ir tranquilo porque vai achar um tanto de amigos, alias, "amissíssimos", porque quanto mais dinheiro voce tiver, mais a amizade será verdadeira.
E todo mundo sabe disso, uma cambada de hipócritas na minha opinião.
Eu fiz otimos amigos na minha escola, uma turminha que apesar de ter dinheiro, não sao um bando de futeis que nem essa galera. Mas vou logo dizendo que eles são um excessão em meio de tudos esses bullys.
A minha sorte de nao ter bullying nas minhas costas é que na verdade, e graças a Deus, minha familia nao tem nenhuma dificuldade financeira, e se eu tenho um iPod na mão é porque eu enchi MUITO o saco pra te-lo, e se minhas roupas são de marca, é porque eu acho que elas vestem melhores do que as outras... Eu não as visto só pra mostrar que "eu-visto-roupa-de-marca", e não critico os outros que nao usam. Afinal, não é da conta de ninguem.
Mas o que me chamou atençao essa semana na escola foi a professora de biologia perder um horario inteiro da sua aula passando um video pros alunos da minha sala sobre o Bullying.
Bullying: a razao do meu professor de historia ter que tirar LICENÇA no trabalho por causa de problemas serios de saúde. Extrese e depressão, talvez.
O coitado ja entrava em sala rezando e se perguntando o que é que os alunos iriam "aprontar" dessa vez. Era só ele virar as costas pra lousa que um individuo la de tras da "turminha da bagunça" joga um vidro de corretivo nas costas dele.
É ai que voce pensa no tamanho desrespeito a um cara que passou anos na faculdade estudando pra ser professor, e tem que suportar esse bando de adolescentes metidos quando vai trabalhar. Ele não é tratado como um professor, e sim como um cachorro qualquer.
É claro que é o professor que deveria manter o controle da situaçao na sala, mas nesse caso era impossivel. Os "bullys" da sala nao deixavam, e se eles zoavam, toda classe tinha que zoar tambem, se não o "zoado" vira você!
Outro exemplo na nossa sala, é um aluno, no qual nao vou nem citar o nome, mas que ta saindo da escola porque foi tão mal-tratado e excluído dos outros alunos que agora deve estar até fazendo tratamento psicológico.
Me lembro de como ele chegou no começo do ano; brincava e conversava com todos, provavelmente tentando se enturmar, e acabou sendo motivo de zoaçao.
Um garoto simples como qualquer outro, talvez por ser de uma baixa classe social, foi tambem tratado como um animal.
Era só surgir um assunto qualquer na sala que ele era apontado como o "babaca" da sala.
Ele tem ate um problema de vista serio, nao consegue enchergar direito e não ha oculos que resolva, mas mesmo assim a galera chama ele de cego, retardado e uma serie de outros nomes ofensivos.
Fui conversar com ele essa semana:
-Fiquei sabendo que voce ta saindo da escola... porquê?
(dei uma de desentendida)
-Poisé... sabe, nessa escola não tem gene humana não.
Fui saber pra que escola que ele tava indo depois, e era pra uma publica de BH, onde só tem estudantes conhecidos como "favelados", ou por assim dizer na minha escola.
E é ai que eu fico sem saber o que falar.
Ironico, o bando de "favelados" que os riquinhos nao cansam de zoar, são até mais HUMANOS que eles.
O preconceito é enorme em qualquer lugar que você vá nesse mundo, seja racial, seja o que for.
E aonde que isso tudo cresce? direto nas escolas.
É atraves do bullying que milhares de adolescentes tem cometido suicidio, mudado de escola no meio do ano, motivo de depressao, e mais outra serie de coisas que podem marcar até na vida adulta deles.
Quem nunca viu uma cena naqueles filmes americanos em que passa um valentao do tipo de futebol da escola e empurra o "nerd" na parede deixando os livros dele no chão.
Ou entao um tanto de garotinhos roubando o dinheiro de outro estudante, meninas lindas e loiras excluíndo a ruiva gordinha na hora do recreio por causa da aparencia física.
Portanto, deixo claro aqui o meu protesto contra Bullying.
Eu que nao fazia a mínima idea do que era, ate tomei vergonha na cara por descobrir que de vez enquando eu praticava sem nem saber! Seja num pequeno comentario entre uma zoaçao ou outra.
Vamos ajudar os nossos amigos.
Não faça com os outros o que você nao quer que façam contigo.
Deve se amar o proximo como se fosse a ti mesmo.
Diga não ao Bullying!
